quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Carnaval


Chegou o Carnaval! O evento que norteia nosso tempo- espaço, que determina o início dos planos feitos no ano novo. A célebre frase: " O ano só começa depois do carnaval" é séria. Entre o ano novo e o carnaval é um mixto de ressaca e expectativa. Sabe aquela coisa de ' estou bêbado mas daqui a pouco vou ter que beber mais então é melhor continuar bebendo?' É mais ou menos isso.


Aqui,na nossa querida São Sebastião do Rio de Janeiro, brinca- se, talvez, o carnaval mais democrático do Brasil. Só comparado ao de Recife. Aqui não tem abadá, não tem cordão de isolamento. Entra- se no bloco e pronto! Reflexo do espírito acolhedor do carioca. Somos assim o ano inteiro. Puxamos conversa em fila de banco, falamos de futebol com o cara da mesa ao lado, conhecemos o jornaleiro, o balconista e, todos aqueles que fazem parte do nosso cotidiano, pelo nome.


Acho o horário de verão a cara do Rio de Janeiro. A cara do carnaval. Acho que ele só deveria terminar depois dos folguedos de Momo. Uma praiana às 6 da tarde pra dar aquela recarregada nas energias pra iniciar a noitada é bom demais. Apesar de que, ultimamente, tenho preferido brincar o carnaval à luz do dia. Acordar cedo e ir pra um bloco. Volta pra casa, banho, almoço, descanso e mais um bloco. Lá pelas 8,9 da noite já tá rolando saideira.


Não tenho mais saco pra Lapa à noite no carnaval. Cheio demais e as mesmas atrções de todo ano. Eu cresci nos baile de clube. Na minha adolescência, o carnaval de rua tinha perdido a sua força. A gente ía pro clube. Sinceramente? Não sinto falta desse tempo. Acho que hoje, com carnaval de rua bombando, tudo é muito melhor.


Ao invés da Lapa, experimentem dar uma passadinha pela Rio Branco. É o bom e velho carnaval de Subúrbio. Com os blocos do Subúrbio: Cacique de Ramos, Bafo da Onça... e absolutamente democrático. Como deve ser.


Boa Folia! E não se esqueçam: Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário